Suspense - O Antiquário Frankl
O Espetáculo O Antiquário Frankl, teve temporada de estreia dia 18 a 21 de julho/2019, no Theatro Fernanda Montenegro/ Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Palmas/TO
SINOPSE
Um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de “O Antiquário Frankl”, para tratar de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão: Quantas faces tem um homem? Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolha? Pode esse ser um jogo mortal? (Classificação: 14 anos / Gênero: Suspense Tragicômico).
FICHA TÉCNICA
Espetáculo: O Antiquário Frankl
Realização/Produção: Cia. Cenaberta de Teatro
Texto: Wilson Fumoy
Direção: Paulo Vieira
Codireção: Ana Isabel Friedlander e Kaká Nogueira
Elenco: Kaká Nogueira e Bell Gama
Preparação de Elenco: Juliano Gomes
Cenografia: Cia. Cenaberta e Erdilez Paiva/Renato Moura
Cenotécnios: Erdilez Paiva e Renato Moura (Coronéis da Sucupira)
Figurinos: Cia. Cenaberta de Teatro
Iluminação: Thiago Omena e Kaká Nogueira
Sonoplastia: Fábio Geriz
Coreografias: Deniz Rodrigues
Apoio de Palco: Renatto Moura
Ascom: Cinthia Abreua
WILSON FUMOY – AUTOR O Paulista Wilson Fumoy, é especialista em dramaturgia, diretor e escritor. Recebeu pelos seus textos menções honrosas do Ministério da Cultura, Conselho Nacional Antidrogas e Secretaria de Cultura de Belo Horizonte. Suas peças encenadas foram premiadas em vários festivais nos municípios de Guarulhos e São Paulo. O texto “Os Arquivistas” fez parte do Fórum Mundial Cultural, e “Game Over” foi levado aos palcos pela Turma do Gueto da Rede Record.
Criticas ao Espetáculo
“Espetáculo ‘O Antiquário Frankl’ mostra a grandeza do teatro tocantinense! Roteiro, cenário, texto: tudo nota 10! Parabéns aos amigos Kaká e @bellgamaoficial ! Um orgulho prestigiar da primeira fila quem faz a cultura tocantinense acontecer de uma maneira tão gandiosa! Merecem aplausos e de pé!” (Jornalista Maria Cotrim – Jornal Gazeta do Cerrado)
“O Antiquário Frankl – melhor peça dos últimos tempos (muito tempo) em Palmas. Valeu cada minuto. Parabéns Bell Gama e Kaká Nogueira. Vocês estão maravilhosos. Desejo muito sucesso.” (Leda Lima – Jornalista MPF)
————————————————————————-
O espetáculo O Antiquário Frankl é atemporal e sem um território definido, característica dramatúrgica do autor, contudo a direção cênica referenciou a montagem na cultura histórica do Tocantins e Região Norte Brasileira, que enriqueceu o espetáculo com elementos e conceitos que nortearam a concepção da luz, som, cenário e até da interpretação, formando uma identidade única e marcante ao suspense.
O Cenário
O Cenário, que remete a um antiquário desativado, traz uma rica caracterização realista, cheia de simbolismos e dualidade, com influência nos traços da arquitetura colonial das cidades históricas do Tocantins, sem perder outras influências mais modernas. As paredes ao fundo trazem duas janelas que valorizam a iluminação e dão um ar clássico ao ambiente. Em todas as laterais prateleiras pretas sustentam objetos antigos de diversos tempos, todos em dualidade de cores (vermelha, laranja, branco e marrom), muitos dos objetos em pares e outros que emitem luzes e valorizam o ambiente. Duas luminárias em pêndulo, uma moderna mas com traços antigos, no formato da catedral de Brasília, e outra artesanal rustica, feita de cipós, muito usada em ambientes modernos. No Piso um linóleo vinílico em formato xadrez preto e branco, traz todo o simbolismo e dualidade, próprios do jogo de xadrez e ambienta a espacialidade da sala do antiquário.
Num jogo metalinguístico, coerente com o ambiente do cenário, vários objetos cênicos das principais montagens da Cenaberta compõem O Antiquário Frankl, a exemplo da peça: ‘Torrenegra’ as cordas que representavam uma prisão, viraram uma cortina; da peça ‘Dias Dificeis’ as malas da artista plástica Marina Boaventura viraram objeto de arte e mala de viagem de Norma Rose; da peça L!ngua PreZa jornais, chapéus e outros objetos são também usados em O Antiquário Frankl.
O Cenário é construído a partir de estrutura metálicas, coberto por madeira, tecidos diversos, tintas, cerâmica, vidros, e toda uma diversidade de objetos antigos. Parte dos objetos que o compõe foram adquiridos ou construídos pela Companhia e seguem em turnê nacional, mas o projeto decidiu abrir oportunidade para o recebimento por doação ou empréstimo de objetos das culturas locais das cidades visitadas, visando enriquecer ainda mais o Antiquário e dar identidade única a cada apresentação.
A Sonoplastia
A sonorização do espetáculo foi concebida exclusivamente para o projeto e traz um sutil entrelaçamento da música latina e a local. Assim sons leves de batuques da catira, suça, jiquitáia marcam a trilha, aflorando sentimentos e memórias no espectador. A trilha é elemento fundamental, pontua a tensão necessária ao suspense e faz uma costura precisa entre o silêncio e o som. Piano, percussão leve, pandeiro de couro, violinos, flautas são alguns dos instrumentos utilizados. Boa parte do som vem de dentro do ambiente, saindo de “caixinhas de musica” e rádios antigos.
A Iluminação Cênica
A iluminação é precisa com uma cobertura âmbar do ambiente, com poucos momentos de luz branca e poucos e precisos focos que valorizam a interpretação. Dois corredores de luz em diagonal oposta formam uma cruz em algumas cenas. Também as arandelas (pêndulos) dão um ar sofisticado e penumbrado à trama. Outros objetos reluzentes dentro do cenário, como velas, candeeiros, luminárias rústicas dão ao espetáculo uma rica iluminação indireta.
O Figurino
O figurino original criado para o espetáculo, valoriza as dualidades das personagens, criados nas paletas preto, branco, e terrosidade do marrom com uso pontual do simbólico vermelho. Da mesma forma, segue a linha de pesquisa da peça: atemporal, mas com traços da cultural local.
A Concepção Cênica
O espetáculo foi concebido pautado na dualidade, representada nas cores, quantidades, simbolismos e sentimentos. Da mesma forma na construção dos personagens que permeia a dúvida e a intencionalmente. Não se pretende dar respostas e sim inquietar e induzir à reflexão e aos questionamentos. Um espetáculo com tom cinematográfico, marcado pela luz e interpretação mais próxima do realismo, mas em em nenhum momento negar a teatralidade, muito pelo contrário, deixa claro o jogo cênico.
A Dramaturgia do Texto
O Antiquário Frankl possui um texto dramatúrgico impactante, que revela profundo entendimento da contradição da psique humana, numa obra atemporal e sem territóriedade. Uma peça centrada no diálogo com valorização da palavra que necessariamente conduz o ator a um estudo detalhado das infinitas possibilidades da expressão humana dos personagens. Não há protagonismo, os personagens são igualmente relevantes, envoltos em suas bolhas emocionais e máscaras sociais, complexos, profundos e marcantes.