A Cenaberta é formada por artistas, técnicos e parceiros que juntos produzem arte com qualidade no norte do país.
Institucional
HISTÓRICO CULTURAL
CENABERTA é uma produtora cultural brasileira, sediada no Estado do Tocantins, Região Norte, focada na produção artística e cinematográfica, com quatorze(14) anos de atuação profissional. Hoje é uma das principais produtoras da região, ganhadora de vários prêmios e reconhecimentos. NO TEATRO a produtora tem uma relevante atuação na produção e circulação de grandes espetáculos profissionais, destacando-se: “O Pequeno Príncipe no Cerrado” (2021 – Infanto-Juvenil – com direção de Kaká Nogueira), “Drácula – a ética cósmica” (2020 – Comédia – com direção de Bell Gama e Kaká Nogueira), “O Antiquário Frankl” (2019 – Suspense – com direção de Paulo Vieira); “L!ngua PreZa” (2015 – Comédia – com direção de Kaká Nogueira), “Torrenegra” (2009, remontado em 2014 – Comédia – com direção de Ana Isabel Friedlander), “Dias Difíceis” (2012 – Comédia do Absurdo – com direção de Ana Isabel Friedlander). NO AUDIOVISUAL foi produtora do longa metragem, em formato cineteatro De Caso com a Solidão” (2022 – Melodrama – com direção de Kaká Nogueira); foi coprodutora do média metragem: “Te Aitua – a retomada da essência” (2022 – Drama – 32″ – com direção de Bell Gama; Kaká Nogueira e Thiago Omena); Foi Produtora do programa de entrevistas semanais: “Cena Protagonista” (2020/2021 – com direção de Kaká Nogueira, e âncora de Bell Gama), programa este que realizou mais de 40 entrevistas de grandes personalidades regionais, transmitidas ao vivo pelo canal da CENABERTA no Youtube. NA LITERATURA iniciou sua produção em 2012, tendo como seus principais trabalhos já publicados: “Punhal de Versos” (2022 – poesias – de autoria de Ronaldo Araújo), “Geopoemas e Soltos Sentimentos” (2022 – poesias – de autoria de Adão Francisco), “Educação Contemporânea” (2021 – educação – de organização de Adão Francisco e outros coautores), “Dramaturgias Curtas: teatro para brincar e aprender” (2012 – dramaturgia infantil – de autoria de Ana Friedlander).
A CENABERTA, desde 2015, mantem um projeto continuado de formação para o TEATRO, voltando prioritariamente para jovens de áreas de periferia e risco social, por meio de oficinas, palestras e outras ações cultural, dentro do PROGRAMA DE FORMAÇÃO POQUILIN. As ações formativas já forma realizadas nas cidades de Palmas, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Araguaína, no Estado do Tocantins, além de serem incluídas dentro de projetos de itinerância e turnês de espetáculos, por meio de oficinas nos Estados de: Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Goiás e Minas Gerais.
ATUALMENTE, a CENABERTA está em fase de preparação e/ou pré-produção/captação dos seguintes projetos prioritários:
NO TEATRO: “O Homem e a Mancha” (Monólogo Existencial, com direção de Mauri de Castro) e “Antes Eles do que Eu” (comédia, com direção de Kaká Nogueira). NO AUDIOVISUAL: o curta metragem: “De Caso com a Solidão – o filme” (Melodrama – 15″ – direção de Kaká Nogueira), e os longas metragens: “Sobre Dora e Dores” (drama – 110″ – com direção de Bell Gama) e, “O Antiquário – o filme” (thriller/suspense – 120″ – com direção de Ana Isabel Friedlander). NA LITERATURA: os livros: “Espelho” (poesias – de autoria de Bell Gama) e, “Estradas da Cultura” (gestão – de autoria de Kaká Nogueira).
HISTÓRICO ADMINISTRATIVO
A CENABERTA foi criada em 2009 e conta com três fases de evolução que impactaram diretamente na sua atuação. De 2009 a 2012 foi constituída como grupo informal, com foco na produção teatral, e características amadoras; De 2012 a 2022 foi formalizada juridicamente e organizada em torno de uma cooperação associativa, visando a produção profissional, com foco na qualidade da suas produções nas áreas do teatro, literatura e audiovisual; A partir de 2022, foi transformada juridicamente em Sociedade Empresarial Ltda, visando ampliar sua área de atuação, em especial a cinematográfica. Assim, a Produtora CENABERTA nasceu e foi se transformando, aprendendo, reaprendendo e segue, em um processo de evolução permanente. A CENABERTA conta hoje com quatro núcleos de produção cultural:
CENABERTA Teatro (voltada para produção profissional de espetáculo teatrais)
CENABERTA Filmes (voltada para o desenvolvimento, produção, coprodução e distribuição de filmes e produtos audiovisuais diversos)
CENABERTA Literatura (voltado para o desenvolvimento e produção de livros em parceria com editoras renomadas)
CENABERTA Poquelin (voltado para realização de formação continuada para as artes e o audiovisual)
ORGANIZAÇÃO JURÍDICA
Tipo: Sociedade Empresarial Ltda.
Razão Social: Cenaberta Produções Culturais Ltda.
Nome Fantasia: CENABERTA
Cnpj: 16.739.827/0001-51
Responsável Legal Atual: Brunna Michelli Lopes da Silveira
Sócios Fundadores: Bell Barbosa Gama (Bell Gama) e, Claudio Nogueira Carneiro (Kaká Nogueira)
ÁREA DE ATUAÇÃO
– Artes Cênicas (produção e circulação);
– Literatura (produção literária em parceria com editoras);
– Audiovisual (desenvolvimento e produção de curtas, médias e longas metragens para o cinema e programas de entrevistas);
– Ações Formativas (Projeto Poquelin, desde 2015).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
– Missão: Gerar valor cultural, oferecendo às pessoas acesso a produtos culturais de qualidade.
– Visão: Ser a maior produtora cultural do Tocantins e uma das maiores da Região Norte Brasileira, até 2030.
– Valores:
-
-
- Excelência Artística
- Geração de Valor
- Eficiência e Efetividade
- Respeito e Ética nas Relações
- Transparência e Honestidade
- Responsabilidade Socioambiental e Cultural
- Valorização das Pessoas
- Compliance Fiscal e Jurídico
-